Com uma abordagem diferenciada, a Prefeitura, no contexto das ações previstas no Projeto Estratégico “Contagem livre das drogas”, realizou uma ação de sensibilização na manhã da última quinta-feira (8), em parceria com o 18º Batalhão da Polícia Militar, por ocasião da reunião com as famílias atendidas pela Cozinha Comunitária, no Espaço Bem Viver Luiz Palhares, em Nova Contagem, na Regional Vargem das Flores.
A dinâmica emocionou a todos os presentes, levando-os a refletir sobre o uso abusivo de álcool, especialmente quando o sargento Pierre entrou em cena caracterizado como um alcoolista e incomodando a todos os participantes. Bem característico, foi interagindo com a presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e outras Drogas de Contagem (Comadc), Soraya Romina, a qual estava palestrando sobre o tema. A encenação do sargento com a presidente do Comadc convenceu a todos.
Durante a interação, ela leu uma carta para o personagem interpretado pelo sargento, como se fosse o filho dele externando todo o sofrimento da família quando ele, em várias ocasiões, fica caído nas ruas em razão do uso abusivo do álcool. A reação provocada inicialmente no público foi de comoção e, posteriormente, de certo alívio, na medida em que tomaram conhecimento de que tudo era proposital.
A palestra foi uma demanda dos próprios profissionais que atuam na Cozinha Comunitária de Nova Contagem, a qual atende atualmente 100 famílias cadastradas, distribuindo diariamente 400 refeições. Conforme explica a assistente social da Superintendência de Segurança Alimentar, Cecília Souza, o problema do alcoolismo foi identificado no convívio com as famílias e muitas vezes compromete até a própria distribuição das refeições, gerando tumulto. “Como atuamos intersetorialmente, solicitei à Soraya uma intervenção para conscientizar essas pessoas. Fiquei encantada com a abordagem, foi muito impactante, pelo menos as pessoas vão sair daqui pensando no assunto”, disse.
O sargento Pierre deixou sua mensagem “Ninguém faz uso de bebida alcoólica para se transformar nesta pessoa que interpretei aqui. A pessoa faz uso pelo prazer que ele dá e realmente é verdade. Vocês precisam entender que o problema maior da droga e do álcool não é o mal que eles causam, mas o prazer que eles proporcionam. Homens e mulheres fazem qualquer coisa por este prazer, inclusive roubam e se prostituem. Portanto, entre esse prazer e a chamada dependência existe uma linha invisível e facilmente transitável”, concluiu.
A moradora Luzinete viu um filme passar pela cabeça. Emocionada ela disse que o filho é dependente de álcool e no momento está internado. “Já larguei meu marido porque não aguentei o sofrimento. Meu filho ficou igual ao pai, mas já está todo com sequelas. Enquanto eu aguentei busquei ele na rua, carregava ele no carrinho de mão, encontrava ele sangrando, machucado. Hoje, com o teatro meu coração doeu, quase fui atrás do ator para levar ele para o Caps AD.”, disse se referindo ao Centro de Atenção Psicossocial Álcool de Drogas.
Contagem Livre das Drogas
A Prefeitura de Contagem vem fortalecendo e potencializando as ações no campo da prevenção ao uso/abuso de álcool e outras drogas, desde o início da gestão do prefeito Alex de Freitas. De forma absolutamente inovadora, foi instituído o Comitê Permanente Intersetorial sobre Drogas – órgão de coordenação política, cuja tarefa é propor o Plano Intersetorial de Políticas sobre Álcool e outras Drogas, sob a presidência do próprio prefeito. Além disso, os trabalhos do Comadc foram retomados, na perspectiva de fortalecer a rede de atenção às pessoas que usam/abusam de álcool e outras drogas e seus familiares, envolvendo entidades da sociedade civil e outros parceiros estratégicos.
Segundo a Presidente do Comadc e gerente do Projeto “Contagem livre das drogas”, Soraya Romina, todos os esforços que vem sendo desenvolvidos pela Prefeitura, em articulação com o Conselho buscam construir na cidade uma sinergia que permita transformar Contagem em um território de prevenção às drogas. “O foco é na prevenção por se tratar da estratégia mais assertiva e mais barata, especialmente junto às crianças, adolescentes e jovens. Quando a pessoa, lamentavelmente, desenvolve um quadro de dependência química é preciso buscar tratamento, que por vezes é muito complicado e marcado por várias recaídas. Nossa aposta verdadeiramente é no campo da prevenção às drogas e a parceria com a 18º Batalhão da Polícia Militar tem sido profícua nesse sentido”, afirmou.
Em relação ao Comitê Permanente Intersetorial sobre Drogas, Romina acrescenta que “A Prefeitura está desenvolvendo um trabalho pioneiro em Minas Gerais, no processo de construção do Plano Intersetorial de Políticas sobre Álcool e outras Drogas. A previsão é que o Prefeito apresente o Plano à cidade, para consulta pública e aprimoramento, no contexto das comemorações da Semana de Prevenção no próximo ano”, explicou.
Esse ano já foram realizadas cerca de 60 ações de e prevenção ao uso/abuso de álcool e outras drogas em toda a cidade. Há que se registrar ainda que o Programa Proteção Escolar, sob a gestão da Guarda Civil de Contagem, da Secretaria Municipal de Defesa Social, se faz presente em todas as escolas da Rede Municipal de Contagem. Somente no mês de outubro o Programa realizou 658 visitas tranquilizadoras em diferentes instituições de ensino do município.